15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.cristianexavier.com 300 0

Bolo de Chocolate sem farinha

Primeiro separe todos os ingredientes: 4 ovos grandes, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, 1 xícara de açucar (geralmente uso de coco, pode ser de cana de açucar – mas esse adoça muito mais, então coloco menor quantidade, 3/4 de xícará no máximo), 1 xícará de leite vegetal (coco, amendoa, castanha), 1/4 de xícara de cacau em pó, 2 xícaras de farinha (eu uso de coco, de amêndoas, já misturei farinha de coco com linhaça e aveia … 😀 ), 3 colheres de café de fermento em pó para bolo. 

Modo de fazer: Bata 4 ovos grandes com 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, misture 1 xícara de açúcar , adicione 1 xícara de leite vegetal. Depois coloque 1/4 de xícara de cacau em pó e, aos poucos, 2 xícaras de farinha . Observe a textura da massa que não pode ficar nem muito mole nem muito firme. Eu uso batedeira (daquela bem antiga meeeesmo) porque não tenho mais liquidificador ( Só eu mesmo 🙂 ), mas antes colocava tudo no liquidificador e batia. 


Depois da massa pronta, acrescente 3 colheres de café de fermento em pó para bolo e misture devagar (minha mãe sempre disse pra fazer assim para o bolo não solar, não sei se é crendice hehehe). Despeje tudo numa forma untada com manteiga, com óleo de coco ou sem nada, se a sua forma assim permitir :). Leve ao forno aquecido a 180oC no fogão a gás ou 350oF no forno elétrico e deixe lá por 30min ou até que o palito saia seco ao espetar no meio do bolo. 

Você pode variar: Já adicionei mirtilos, já fiz só de baunilha, já fiz metade com cacau metade sem e assim surgiu bolo inglês (mas o açúcar de coco deixa a massa escurinha , então nesse caso é melhor usar de cana de açúcar).

Mais antigos
Mais novos