15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.cristianexavier.com 300 0

Caponata

Caponata na minha opinião é um dos melhores acompanhamentos por ser prático para fazer, durar bastante na geladeira (cerca de 5 dias sem alteração do sabor), poder ser feito em grande quantidade, por ser saudável.. enfim, muitos fatores 🙂

Eu adoro! E faço da forma mais simples:

  1. Separo os ingredientes: 1 beringela média (cuidado com o tamanho! são vários ingredientes e de pouquinho em pouquinho enche uma travessa grande), 1/2 pimentão vermelho e 1/2 amarelo (não uso o verde porque acho o sabor muito forte), 1 cebola (a cebola da sua preferência, geralmente uso a roxa), 2 tomates, 1 cabeça de alho, 4 a 6 dentes de alho, 250ml azeite, pimenta do reino, cominho em pó, sal (gosto muito de usar o sal grosso). Papel alumínio para cobrir.
  2. Preparo os ingredientes: pico grosseiramente beringela, pimentões, cebola, tomate, corto a parte de cima da cabeça de alho para que os dentes fiquem com uma parte exposta, descasco 4 a 6 dente de alho adicionais.
  3. Em uma travessa funda, coloco todos os itens preparados misturados com a cabeça de alho no meio, coloco pimenta do reino, cominho (opcional) e sal a gosto. Depois de temperar, rego com bastante azeite extra virgem. Cubro a travessa com papel alumínio e levo ao forno pré-aquecido a 200oC por 50min.

Não sou muito boa com fotos, especialmente de comida.. mas tentarei providenciar algumas 😉

Mais antigos
Mais novos